quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SISMO LEONINO

O Sporting vive um período difícil na sua história, à oitava jornada do campeonato está no 13º lugar a um ponto da descida.
Os leões acabam de trocar de treinador, contratando o belga Vercauteren, substituindo o treinador oceano, que ficou interinamente à frente da equipa depois da saída de Sá Pinto.
A equipa leonina abana por todos os lados, da estrutura escolhida por Godinho Lopes, já saíram Luís Duque e Carlos Freitas, os homens fortes do futebol, a primeira escolha para treinador do projecto também já saiu, ou seja Domingos, e depois disso contrataram Sá pinto, mas pelos vistos também não servia, visto isto um projecto com um ano e pouco já foi todo por água abaixo, inclusive até a segunda escolha do treinador.
Perante isto é fácil verificar que a direcção do Sporting ao mínimo abanão treme por todos os lados, estando em constante mudança de projectos à mínima coisa.
Então se não se defende as ideias, as pessoas que estão no mesmo barco, como é possível haver resultados.
Um projecto só pode resultar se houver confiança nas pessoas, e não é ao mínimo erro mandá-las embora como se fossem lixo, antes pelo contrário deve-se reforçar a confiança nos momentos difíceis, salientado que estão todos juntos, e que se ganharem ganham todos, e que se perderem perdem todos.
A diferença está em que noutros clubes existe união, puxam todos para o mesmo lado, e nas más alturas em vez de se pôr tudo em causa não, renova-se contratos mostrando apoio, porque quando à qualidade mais tarde ou mais cedo vai aparecer.
Nos últimos anos já passaram tantos treinadores e jogadores pelo Sporting e querem lá ver que nenhum deles tinham valor, claro que tinham, mas não houve tempo para completar o plano inicial, ficam sempre a meio, será que não está na altura de dar tempo aos bons projectos, em vez de constante mudanças onde já se viu o resultado, que é sempre o mesmo ou seja negativo.

2 comentários:

  1. Falta ao Sporting liderança. O projeto que Godinho Lopes apresentou está a falhar em todos os níveis como foi referido no post. Não há jogadores e treinadores que escapem. Falta um projeto credível de médio/longo prazo, com objetivos bem definidos de modo a recolocar o Sporting onde merece !
    Muito sinceramente, enquanto sportinguista espero que a atual direção tenha o discernimento necessário para tal. Já chega de gastar milhões atrás de milhões com o objetivo de resultados imediatos( e estamos em falência técnica !!!). São raríssimas as equipas que o conseguem, basta ver as novas equipas milionárias atuais.
    Prefiro que a direção diga: "bem, dentro de 3 anos estaremos em condições para colocar o Sporting onde merece, entretanto vamos construir uma equipa jovem, talentosa e ambiciosa". Afinal de contas temos uma das melhores academias para alguma coisa. Ainda recentemente saiu um dos melhores jogadores da equipa campeã nacional em juniores - Agostinho Cá, sendo que fomos gastar dinheiro com o Gelson Fernandes (????) . Atenção que com isto não digo que um miudo de 18 anos está preparado para jogar imediatamente. O que pretendo dizer, é que com o devido acompanhamento e um processo de indução adequado ao futebol sénior poderia tornar se no futuro numa referencia do Sporting.
    Com este exemplo pretendo dizer que o Sporting precisa de olhar para o futuro, visto que esta cultura de "resultados hoje" não resulta !!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo em parte com o post, falta a confiança para uma gestão duradoura e que de frutos, falta confiança, companheirismo e noção da realidade. Muitos dos problemas que o sporting atravessa, que ja aqui foram mencionados, foram criados pelos proprios sportinguistas na altura das eleiçoes. O orgulho é tao grande dos nossos directores, que nao admitem o flop do projecto, e por isso se ve todos os dias nos jornais, figuras interinas do clube e externas, a apontarem o dedo á vez. É nesta altura que se vê a falta de confiança, a falta descenirmento e caracter, quando todos tentam fugir com o rabo á seringa e passam as batatas quentes para outros! O futebol é só o espelho maior que representa toda a mediocridade do meu clube! O grande Porto e o grande Benfica, não so mostram resultados futebolisticos, mas lutam todos os anos por uma serie de titulos nas mais diferentes modalidades, e nós fazemos o que??? apostamos em que?? e a mais importante pergunta é.... NUM FUTURO PRÓXIMO SEREMOS O QUE?????

    ResponderEliminar