quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Análise Benfica-Porto 2-2

Estádio cheio, rivalidade eterna, futebol sem parar, roer de unhas e corações apertados. O maior jogo do futebol português pode não ser sempre bem jogado mas é brilhante durante 90 minutos. 
Jogo intenso entre as duas melhores equipas nacionais do momento, com os primeiros 20 minutos de loucos que satisfizeram todos os adeptos de futebol. Benfica  e Porto deram show e protagonizaram uma excelente noite de futebol!Resultado: campeonato ao rubro, no topo da tabela tudo igual, Benfica 1º com 36 pontos e Porto 2º com 33 pontos e menos um jogo.

Equipa do Benfica: Bem organizada tacticamente, com Garay e Matic a sobressaírem. Garay a fazer mais uma excelente exibição, enquanto que Matic, um jogador que não via jogar á bastante tempo, encantou-me pela qualidade de passe, capacidade de recuperar bolas e com um golo soberbo a culminar a melhor jogada do encontro.  A meu ver Matic foi o jogador revelação do jogo, sendo Garay a confirmação do que sabia, de posicionamento sabe-a toda e dobra muito bem os colegas, para mim Garay merece um clube ainda melhor que o Benfica. Na segunda renovaram com Matic, de apenas 24 anos, até 2018 com uma claúsula de 45 milhões de euros, bem jogado Benfica.

Equipa do Porto: A jogar em pressão alta, o forte meio campo liderado por João Moutinho foram a causa dos problemas do Benfica, recuperando a bola logo na zona de construção do Benfica , colocando os encarnados em dificuldades principalmente na primeira parte. Na segunda parte o desgaste do meio campo portista resultou numa maior facilidade de posse de bola e transição do benfica, aumentando os ataques do Benfica e por isso na segunda parte houve mais Benfica tendo mesmo a melhor oportunidade de golo aos 77 minutos com Cardozo a aparecer isolado. Nesse lance valeu ao Porto Helton e o poste. Os jogadores que sobressaíram do Porto foram o Mangala, Alex Sandro e o João Moutinho. Moutinho praticou uma pressão alta permanente, levando a recuperações de bola e facilitando o processo de construção de jogo do Porto. O Moutinho teve sucesso devido á ajuda dos restantes jogadores do meio campo(Lucho, Defour e Fernando). Mangala e o Alex Sandro mostraram qualidade, Mangala mostrou qualidade a defender (antecipar-se aos avançados e a ganhar as bolas divididas) e Alex Sandro a defender e a atacar, Alex Sandro foi sempre uma dor de cabeça para o lado direito do benfica.

Lances polémicos: O lance que merece destaque é a entrada do Maxi Pereira sobre o Moutinho, pois ficou por mostrar o vermelho direto. Nos restantes casos dou o beneficio da dúvida e aceito as decisões do árbitro.

9 comentários:

  1. Com este post vê-se mesmo que és do Porto... Concordo com quase toda a análise... Mas pergunto, joelhadas e cotoveladas também dão vermelho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou do Porto nem do Benfica sou adepto do futebol.. aceito a tua opinião mas tens de ser mais específico, quais joelhadas ou cotoveladas? lembro-me de uma falta com o joelho do Alex Sandro sobre o Sálvio que ficou amarelo por mostrar, situação sem influência no resultado, comparando com a do Matic que levava o segundo amarelo, compreendo que o árbitro se tenha contido, mantendo assim a coerência de critério para os dois lados.

      Eliminar
  2. Matic melhor em campo, sem dúvida! Mangala, Alex Sandro e Garay logo a seguir. Alide, a entrada do Maxi não é para vermelho?!

    ResponderEliminar
  3. LOL è só árbitros aqui ahahah

    ResponderEliminar
  4. Bom o Moutinho devia ter levado amarelo logo na primeira parte, só leva no fim do jogo, o Fernando nem me lembro se levou amarelo, e fizeram do Gaitan saco de boxe... O Mangala teve muito bem na antecipação, mas quando não se conseguia antecipar, vá de cabeçadas, joelhadas ou cotoveladas no Tacuara... O Maxi a ir pra rua, o árbitro tem que expulsar o Moutinho e o Fernando também... O Lucho já tem falta de perninhas, sempre que disputa uma bola faz falta... Eu acho que o árbitro teve bem porque deixava passar, mas não me venham dizer que só o Maxi tem que ser expulso... O árbitro teve bem, não estragou o grande jogo de futebol... Oh piri se Sporting não joga nem faz jogar, nem me venhas cá criticar quem joga...

    Abraço a Todos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falás-te bem. Se formos rigorosos e não dignificarmos o espetáculo esses lances são de sancionar. Esqueces-te de referir também o segundo amarelo ao Matic que valia o consequente vermelho e dos 3 foras de jogo mal assinalados ao Porto. O árbitro manteve o critério que foi largo mas foi a única maneira de manter os 22 jogadores em campo,por isso compreendo e aceito as decisões do árbitro, á excepção da entrada do Maxi a matar.

      Eliminar
  5. Tens razão em relação ao Matic, mas eu acho engraçado que não se fala das entradas dos jogadores do Porto, mas se formos continuar a falar sobre isto nunca mais saímos daqui e tu vais continuar a defender o teu Porto e eu o meu grande, magnífico e GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA.

    Relativamente aos fora-de-jogo também acho que errou pros 2 lados, lembrando-me agora de uma do Aimar de cabeça que o árbitro assinalou fora-de-jogo e não estava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No lance que falas o Aimar estava fora de jogo. Lances para amarelos houve em todo o jogo, por exemplo o Mangala na 1ª parte devia ter visto num lance com o Cardozo que o ia matando. Acho que tendo em conta o critério largo do árbitro é aceitavel a decisão dele em não expulsar o Matic.
      Agora a entrada do Maxi é para vermelho direto não me lixem ! (provavelmente nem influenciava o resultado porque o lance foi aos 85min)

      Eliminar
  6. concordo com o piri, em td o lado o maxi tem q ser expulso ao fazer aquilo. ja o matic era expulso mas só no caso de o arbitro ter mudado o criterio! Lembrar que apenas o moutinho da equipa do porto levou amarelo e teve que fazer 1000 faltas! caso contrario existiam umas 4 expulsoes no minimo...

    ResponderEliminar