quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Análise Benfica-Porto 2-2

Estádio cheio, rivalidade eterna, futebol sem parar, roer de unhas e corações apertados. O maior jogo do futebol português pode não ser sempre bem jogado mas é brilhante durante 90 minutos. 
Jogo intenso entre as duas melhores equipas nacionais do momento, com os primeiros 20 minutos de loucos que satisfizeram todos os adeptos de futebol. Benfica  e Porto deram show e protagonizaram uma excelente noite de futebol!Resultado: campeonato ao rubro, no topo da tabela tudo igual, Benfica 1º com 36 pontos e Porto 2º com 33 pontos e menos um jogo.

Equipa do Benfica: Bem organizada tacticamente, com Garay e Matic a sobressaírem. Garay a fazer mais uma excelente exibição, enquanto que Matic, um jogador que não via jogar á bastante tempo, encantou-me pela qualidade de passe, capacidade de recuperar bolas e com um golo soberbo a culminar a melhor jogada do encontro.  A meu ver Matic foi o jogador revelação do jogo, sendo Garay a confirmação do que sabia, de posicionamento sabe-a toda e dobra muito bem os colegas, para mim Garay merece um clube ainda melhor que o Benfica. Na segunda renovaram com Matic, de apenas 24 anos, até 2018 com uma claúsula de 45 milhões de euros, bem jogado Benfica.

Equipa do Porto: A jogar em pressão alta, o forte meio campo liderado por João Moutinho foram a causa dos problemas do Benfica, recuperando a bola logo na zona de construção do Benfica , colocando os encarnados em dificuldades principalmente na primeira parte. Na segunda parte o desgaste do meio campo portista resultou numa maior facilidade de posse de bola e transição do benfica, aumentando os ataques do Benfica e por isso na segunda parte houve mais Benfica tendo mesmo a melhor oportunidade de golo aos 77 minutos com Cardozo a aparecer isolado. Nesse lance valeu ao Porto Helton e o poste. Os jogadores que sobressaíram do Porto foram o Mangala, Alex Sandro e o João Moutinho. Moutinho praticou uma pressão alta permanente, levando a recuperações de bola e facilitando o processo de construção de jogo do Porto. O Moutinho teve sucesso devido á ajuda dos restantes jogadores do meio campo(Lucho, Defour e Fernando). Mangala e o Alex Sandro mostraram qualidade, Mangala mostrou qualidade a defender (antecipar-se aos avançados e a ganhar as bolas divididas) e Alex Sandro a defender e a atacar, Alex Sandro foi sempre uma dor de cabeça para o lado direito do benfica.

Lances polémicos: O lance que merece destaque é a entrada do Maxi Pereira sobre o Moutinho, pois ficou por mostrar o vermelho direto. Nos restantes casos dou o beneficio da dúvida e aceito as decisões do árbitro.